Orgulho de participar, há 70 anos, de tantas histórias.

A caminhada é longa, mas lembramos, com imenso carinho, de cada um que passou por aqui.

Navegue e confira alguns fatos marcantes dos 70 anos de história do Colégio Christus.

Conheça a história do Colégio Christus

1951

O Colégio Christus foi fundado em 1951, pelo professor Roberto de Carvalho Rocha, recém-chegado dos Estados Unidos, após cinco anos de formação em Teologia e Educação na Universidade de Washington.

Funcionava em uma casa alugada na Rua Silva Paulet. No 1º ano de sua fundação, havia apenas turmas do Jardim de Infância (Educação Infantil), Alfabetização, 1ª, 2ª e 3ª séries do Curso Primário (Ensino Fundamental).

O aniversário do Colégio é comemorado em 21 de março, dia da morte de São Bento, o grande educador do Ocidente, santo escolhido como patrono da escola pelo seu fundador, Roberto de Carvalho Rocha.

1952

Consciente de sua missão evangelizadora, desde o segundo ano de sua fundação, o Colégio começou a formar turmas de preparação para a Primeira Eucaristia.

1953

Em 1953, passou a funcionar em um prédio maior, situado na Av. Santos Dumont, com alunos do Jardim de Infância (Educação Infantil) até o 4º ano Primário (Ensino Fundamental) e o curso preparatório para o Exame de Admissão. Esse exame era exigido para os alunos ingressarem no Curso Ginasial.

1954

Em 1954, Roberto de Carvalho Rocha casa-se com a professora Maria Lúcia Porto Lima, hoje Maria Lúcia Lima de Carvalho Rocha que, na década de 1960, passa a assumir com o diretor Roberto a direção do Colégio Christus.

1955

Em 1955, o Christus recebe a autorização do Ministério da Educação (MEC) para ter o curso Ginasial (1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, que hoje correspondem ao 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental).Passa, então, a chamar-se Ginásio Christus e muda-se para uma sede própria, na Rua João Carvalho, 630, onde hoje funciona a sede Barão de Studart.

1961

Em 1961, é concedida  pelo mesmo ministério autorização para o funcionamento do Curso Científico (Colegial), mais tarde chamado de 2º Grau e hoje Ensino Médio. Seu nome foi, então, mudado para Colégio Christus

1974

Em 1974, o Colégio passa a oferecer o serviço de preparação para o sacramento da Crisma.

1975

fotos_antigas-44

Em 1975, José Lima de Carvalho Rocha passa a fazer parte da administração da instituição, juntamente com seus pais.

Hoje, José Rocha, médico e pedagogo, e sua irmã, Raquel Rocha Eisele, pedagoga, compõem a Direção Geral da escola.

1982

É inaugurada uma nova unidade do Colégio, o Christus Anexo, situado na Rua Israel Bezerra, 630, recebendo alunos a partir de 3 anos de idade. Essa sede hoje se chama Christus Dionísio Torres. Com o surgimento da nova unidade, a sede inicial passa a ser denominada de Christus Central, hoje chamada Christus Barão de Studart.

1983

No segundo semestre de 1983, os alunos do Maternal (Educação Infantil) até a 3ª série do 1º Grau (Ensino Fundamental), que estudavam à época no Christus Central, ganham sua própria Unidade, o Christus Infantil, situada na Rua Silva Paulet, 1655. Hoje, essa unidade é chamada de Christus Silva Paulet.

1986

O Colégio expande-se para outro ponto da crescente cidade de Fortaleza e inaugura a sede Christus Parquelândia, na Av. Eng. Humberto Monte 1355, com turmas do Maternal (Educação Infantil) até a 2ª série do 1º Grau (Ensino Fundamental).

1988

É inaugurado, no Christus Central, o Teatro Arena Aldeota que rapidamente se tornou um local de cultura e arte.

1990

Com o objetivo de atender melhor às necessidades dos alunos que pretendem ingressar no ensino superior, é inaugurada, em 1990, na Rua Nunes Valente, 1886, a primeira unidade de Pré-Universitário, o Christus Nunes Valente.

Desde então, o Colégio ampliou as suas sedes de Pré-Universitário. Hoje, conta com unidades específicas para esse segmento no Sul, na Av. Jovita Feitosa e no Christus Dionísio Torres.

 

1991

Em 1991, em comemoração aos 40 anos de existência do Colégio, é criado pelo seu fundador, Roberto de Carvalho Rocha, o Hino do Colégio Christus

1. Da Pátria o aluno é cidadão!
“Progresso e Ordem”: seu dever.
Agir sempre com muita retidão:
No CHRISTUS é bom assim viver!

COLÉGIO CHRISTUS, tua missão:
O Evangelho ensinar!
Por um Brasil em busca de união
É seu dever lutar.

2. Aluno e mestre em sintonia,
Pra todos a família é uma só.
Com estudo, esporte, arte e alegria
No CHRISTUS, viver é bem melhor!

3. O tempo ligeiro vai passando,
Chegará o dia do “Adeus”.
Na vida sempre, sempre nos amando,
Assim como no CHRISTUS se viveu.

1993

Em 1993, atendendo a solicitações de pais e mães que precisavam ausentar-se de suas casas durante toda a jornada de trabalho, o Colégio passou a oferecer o serviço da Educação Integral no Christus Anexo (Dionísio Torres). No ano seguinte, esse serviço se expandiu para o Christus Infantil (Silva Paulet).

Ainda em 1993, foi inaugurado o Teatro Paurillo Barroso, no atual prédio do Christus Dionísio Torres.

1994

Em 1994, a pequena Capela do Colégio Christus, que ficava no interior do Christus Barão de Studart, é substituída por uma capela mais ampla, capaz de receber quinhentas pessoas. É inaugurada em festa solene, no dia 22 de setembro de 1994, com o nome de Capela Christus, Filius Dei, na rua Silva Paulet, 1654.

2001

No ano de 2001, o Colégio completou 50 anos de existência. Em homenagem a seu Jubileu de Ouro, a bandeira da escola foi enriquecida com filetes dourados.

2004

Durante o ano de 2003, foi iniciada a construção de mais uma unidade Christus. Inaugurado em 2004, o Christus Unidade Sul iniciou seu funcionamento somente com alunos da Educação Infantil. Hoje, recebe alunos do Infantil I ao Pré-Universitário.

2012

Em 2012, o Colégio inaugurou o que é, até o momento, a sua mais nova unidade: o Colégio Christus Benfica. Com essa adição, o Colégio passou a ter sedes em cinco importantes regiões da cidade de Fortaleza: Aldeota, Dionísio Torres, Parquelândia, Sul/José de Alencar e Benfica. Nesse mesmo ano, o Colégio Christus trouxe ao Ceará a tecnologia das lousas digitais 3D. Com esse recurso, os alunos passaram a ter aulas mais interativas, e as salas passaram a ter acesso à internet. Os conteúdos vistos em sala de aula puderam, então, ser acessados via web, com a utilização do Christus Online.

2019

Em 2019, foi inaugurado o Christus Unidade Sul 3, para receber alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio. A estrutura ampla, pensada para proporcionar máximo rendimento, conforto e interatividade aos alunos, possui salas de aula modernas equipadas com lousa digital 3D, biblioteca com mais de 750 m2, 16 salas de estudo em grupo e ambiente para estudo individual.

2020 e o futuro

2020 foi um ano de muitos desafios e muitas conquistas. Mais do que nunca, o Colégio precisou reinventar-se para vencer todos os obstáculos impostos pela pandemia do COVID-19. Mesmo de longe, o Colégio Christus esteve presente na casa de cada um de nossos alunos, realizando a sua missão de educar. 

Um texto escrito pela educadora Maria Lúcia Lima de Cavalho Rocha em 1998, em material da disciplina de Integração Social, lecionada por ela naquela época, explica a constante construção que é educar:

 “O Colégio Christus não é uma obra terminada. Está sempre em construção, modernizando, aperfeiçoando suas instalações, aparelhamentos e todo o seu material pedagógico, de modo a servir, cada vez melhor e com mais eficiência, às crianças e aos jovens que vivem e viverão em uma época na qual a Ciência e a Tecnologia avançam rapidamente.

Que todos nós, que fazemos a instituição Christus, quer adulto, jovem ou criança, a exemplo de Cristo Jesus, que foi capaz de dar sua vida pela causa do Reino, unamos nossas forças para que, com a ajuda divina, possamos construir esse mundo como Jesus sonhou.”

Quer continuar acompanhando a nossa história?

COLÉGIO CHRISTUS

Do Infantil ao Pré-Universitário
Aldeota • Benfica • Sul • Dionísio Torres • Parquelândia

Contato

Horário de atendimento: 7h30 às 19h30 - Sab 8h às 11h
Maiores informações: (85) 3277.1515

Todos os direitos reservados.